O Siticepot está acompanhando com atenção a situação de trabalhadores e trabalhadoras de empresas que prestam serviços ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre. Nos últimos meses, a categoria tem sofrido com desligamentos em massa e atraso no pagamento de salários, em razão de uma crise gerada pela falta de repasses do órgão público às contratadas.
O DMAE, responsável pela captação e distribuição de água e pelo sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário (cloacal) da capital gaúcha, vem enfrentando problemas de gestão. Estes problemas resultaram na criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Legislativo de Porto Alegre para investigar supostas irregularidades, sucateamento do sistema e alegada corrupção.
A consequência deste desmonte tem sido imediata: redução de postos de trabalho e dificuldades financeiras que afetam diretamente centenas de famílias. Dirigentes do sindicato têm se reunido com a categoria para conversar sobre a situação.
“Estamos falando de pais e mães de família que dependem exclusivamente do salário para sustentar seus lares. A irresponsabilidade do DMAE em relação aos contratos está jogando homens e mulheres na insegurança e no desemprego”, denuncia a direção do Siticepot.
Acesse o grupo do SITICEPOT no whats:
https://chat.whatsapp.com/C5WXvhqjB1JCeuyRiTnKgb
✅ Ninguém luta sozinho. Chame seu colega e fortaleça o sindicato.