Obras na BR-116: por falta de pagamento, mais de cem operários cruzam os braços

Trabalhadores atuavam na ampliação de pista em Esteio

Em Esteio, será realizada a duplicação do viaduto do Parque de Exposições Assis Brasil
Jean Monteiro / Prefeitura de Esteio

Desde sexta-feira (8), as obras na BR-116, em Esteio, estão quase paradas. Ao todo, 117 trabalhadores estão com salários atrasados. 

Segundo Alfredo Gonçalves, diretor da junta governativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no Estado do Rio Grande do Sul (Siticepot), os operários não receberam ainda os vencimentos de novembro. Também não foi paga a 1ª parcela do 13⁰ salário. 

Eles são ligados à empresa Avensi, que é subcontratada pelo consórcio BR-116 Norte, formado pela MAC Engenharia, Sogel Construtora, ETERC Engenharia e Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia. 

A Avensi executa a duplicação do viaduto do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. As obras começaram em julho.

A coluna conversou com o diretor-presidente da Avensi. O português Francisco Fernandes informa que o consórcio deve ao menos R$ 1,6 milhão para a empresa.

Ele reconhece que enfrentou problemas na apresentação da documentação, mas que os valores referentes aos meses de julho e agosto já estariam aptos a serem liberados. 

– Se não recebemos, não temos como pagar os trabalhadores – diz Fernandes.

A assessoria do consórcio BR-116 Norte informa que os pagamentos não ocorreram porque ainda há problemas de documentação que não foram resolvidos. Uma reunião com o sindicato dos trabalhadores está agendada para esta segunda-feira (11), a fim de se buscar uma solução para o impasse.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que os pagamentos estão em dia e que vai apurar essa situação.

Melhorias na 116

Este é um contrato de R$ 392 milhões – valores de 2014 – que prevê uma série de ações em 38,5 quilômetros e tem prazo de vigência – inexequível, diga-se de passagem – de três anos.

Em São Leopoldo estão ocorrendo a duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos e a construção de novos viadutos com a RS-240. O trecho de Esteio deverá receber a maior quantidade de novas obras, principalmente na região do Parque de Exposições Assis Brasil. Canoas terá um cruzamento por baixo da BR-116, próximo do Conjunto Comercial. Estão previstas também construções de ruas laterais e implantação de terceira faixa, inclusive em viadutos.

Fonte: Jocimar Farina (GZH)

Compartilhe

Abrir bate-papo
Posso ajudar?
Olá
Podemos ajudá-lo?